Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

Uma pequena conclusão de quem foi Silvio Romero...

                            Conclusão 

Grande foi a repercussão que teve, na sociologia brasileira, a adoção do método monográfico lepleyano e a crítica efetivada por Sílvio Romero ao monocausalismo em ciências sociais. Poder-se-ia afirmar, sem exagero, que o pensador sergipano constituiu-se no precursor da sociologia brasileira. O seu método monográfico seria posteriormente utilizado por estudiosos da talha de Euclides da Cunha e Oliveira Vianna.
É evidente que, como homem da sua época, Sílvio Romero deixou-se influenciar pelo espírito do século, o positivismo evolucionista spenceriano. Tanto Sílvio Romero quanto Le-Play, de outro lado, caem na tentação de pretender encontrar, por trás dos fenômenos rigorosamente observados, leis gerais que pautam a evolução das sociedades. Mas, não há dúvida de que Sílvio Romero deitou as bases da metodologia monográfica, que utilizaria posteriormente um dos grandes vultos do culturalismo sociológico brasileiro deste século, Oliveira Vianna, quem, de outro lado, abriu-se ao estudo dos valores —como o fizera também Max Weber— ao analisar, nas suas monografias sociológicas, a problemática dos “complexos culturais”.

5 comentários:

  1. Silvio Romero é um grande nome para nossa cidade!
    Lagarto deve se orgulhar de ter um filho tão ilustre.

    ResponderExcluir
  2. Sílvio Romero um homem de muitas qualidades, que foi capaz de agir com muita dedicação e força através de suas obras..

    ResponderExcluir
  3. Um homem tão genial que escreveu sua própria história e se eternizou...

    ResponderExcluir
  4. Sílvio Romero deixou marcas,para ficar na mémoria do povo lagartense.

    ResponderExcluir
  5. Silvio Romero é um dos simbolos + importante da nossa cidade...

    ResponderExcluir